sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ensino articulado da música - uma excelente oportunidade!

Aproximando-se o final do ano lectivo e estando os alunos prestes a transitar ao 5ºano, apresenta-se às famílias a excelente oportunidade de possibilitar aos seus filhos a aprendizagem da música, com qualidade e de forma gratuita. Tendo o Agrupamento José Sanches protocolo com o CRCB, quanto ao ensino articulado da música, será uma pena que os alunos que gostem de música não se inscrevam para a sua frequência. Ao que julgo saber, o Conservatório empresta o instrumento, a quem não o puder adquirir. Os pais que estiveram na reunião de esclarecimento que o nosso agrupamento realizou sobre a oferta educativa para 2011/2012 terão já ficado esclarecidos, mas para os restantes deixo aqui algumas ligações que poderão ajudar a decidir pela matrícula na turma de ensino articulado. Alguma dúvida, por certo, poderá ser esclarecida junto do Agrupamento ou do CRCB (Conservatório Regional de Música de Castelo Branco).
Folheto - Agrp. Fernão do Pó

1 - A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo:


2 - Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;


3 - O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;


4 - Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;


5 - Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;


6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;


7 - O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;

8 - A música diminui o stress e reforça o sistema imunológico;
9  - (...)

10 - Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.

Sem comentários: