terça-feira, 24 de maio de 2011

Relatório semanal - 32ª semana de aulas

         Durante esta semana tivemos muito trabalho. Contudo, não aconteceu nada de especial.
     Na segunda-feira de manhã, contámos as novidades do fim-de-semana e fizemos duas fichas de Gramática que tinha exercícios dos ditongos orais, nasais e dígrafos e a outra com exercícios das onomatopeias. Depois, no Estudo do Meio, fizemos várias experiências sobre a transmissão do som.
      De tarde, na Matemática, aprendemos a multiplicação por 0,1; 0,01 e 0,001 e a divisão por 10; 100 e 1000 e fizemos fichas sobre essas matérias. Por fim quando, já estavamos muito cansados, desenhámos o retrato de alguns colegas.
      Na terça-feira de manhã, aprendemos a Prova Real da Divisão e treinámo-la no caderno diário, com alguns exercícios. No Estudo do Meio, estudámos algumas das principais actividades económicas nacionais e realizámos uma ficha sobre a matéria. Resolvemos uma ficha de Língua Portuguesa de interpetação do texto.
Já de tarde, continuámos a ficha e no fim continuámos a desenhar os retrados de alguns colegas.
      Na quarta-feira de manhã, na Língua Portuguesa, explorámos o texto «O Diabo e o Lavrador» e resolvemos a ficha respectiva. No Estudo do Meio, era previsto fazermos uma experiência sobre o circuito eléctrico, mas não ouve possibidades de se realizar por falta de material. Na Matemática resolvemos um fichas de equivalência entre x0,1 e :10. Depois, de tarde, continuámos com a mesma matéria e no final do dia tivemos a oportunidade de termos tempo livre.
     Na quinta-feira, de manhã, elaborámos uma ficha de Estudo do Meio que falava da agricultura e sivicultura. Na Matemática realizámos uma ficha do Pensar e Calcular.
       De tarde, fizemos um ditado e logo continuámos a desenhar os retratos dos colegas.
     Na sexta-feira de manhã, lêmos um livro do PNL e explorámos o livro. Após o intervalo da manhã, continuámos a leitura. Na Matemática treinámos para as Olimpíadas da Matemática, fazendo uma ficha da Mati, que foi realizada em 2009/2010.
     Já mais tarde, no Estudo do Meio, fizemos uma experiência dos vasos comunicantes. Para descansarmos tivemos trabalho livre.
    O que mais gostamos nesta semana foi desenharmos os retratos dos colegas. 
         F. Chasqueira e M. Prata

Sem comentários: