quinta-feira, 5 de maio de 2011

Relatório semanal - 29ª semana de aulas

      Esta foi a primeira semana de aulas do 3º período, que foi um pouco mais pequena, por causa do feriado do 25 de Abril. 
      Terça-feira trabalhámos um texto que nos falava da "revolução dos cravos", que aconteceu no dia 25 do mês de Abril de 1974 e que foi muito importante para Portugal, pois acabou a ditadura e veio a democracia. Hoje podemos ser livres e não temos medo de falar, de escrever, de dizer o que pensamos... Também ouvimos no youtoube canções da revolução, como a  "Grândola, vila morena" e que é muito gira. Por fim pintámos um desenho com dois grandes cravos vermelhos, símbolo da revolução. 
      Como estamos perto de realizar as provas de aferição, treinámos para as provas, resolvendo ficheiros de provas de aferição de anos anteriores. Mas também demos alguma matéria nova, como seja a divisão de números inteiros por um número decimal. E descobrimos que quando o número do divisor é decimal e o do dividendo é inteiro, temos de acrescentar tantas casas decimais ao dividendo como tem o divisor. Este foi o primeiro caso da divisão com números decimais, mas a professora disse que ainda existem mais três casos diferentes para aprender! Ainda estamos um pouco confusos, pois dividir com mais de um algarismo no divisor, e ainda por cima "com vírgulas", não é fácil. Vamos ter de treinar muito na escola e em casa!
      Para terminar esta vigésima nona semana, recebemos na sala uma visita muito especial: o avô de um colega, o srº Emídio, que era marceneiro e que teve a paciência de cortar doze ripas de um metro e de as preparar, de forma a podermos montar na sala um cubo com um metro de aresta, ou seja, o m3 (metro cúbico). Ficou giríssimo! Ficámos espantados por ser tão grande, quer dizer, por ocupar tanto volume. Imaginem que coubemos lá dentro catorze alunos, isto é, quase a turma inteira, já que somos dezanove! Como os colegas do 4º A vieram assistir à nossa aula e o professor deles nos mostrou balanças e medidas antigas, a aula de matemática neste dia foi diferente (praticamente não usámos a caneta, nem o lápis), mas muito fixe.  Espectacular, mesmo!
      Gostámos muito desta pequena semana (4 dias apenas), que foi cheia de trabalho, mas muito interessante.
      T. Botelho e E. Pires

Sem comentários: