terça-feira, 22 de março de 2011

Relatório semanal - 25ª semana de aulas

Esta semana de trabalho foi mais curta, pois fizemos uma visita de estudo, mas sobre isso falarei mais à frente.
     A segunda-feira foi um dia normal e não há muito para dizer.
    Na terça-feira estudámos o dm3 e fizemos a projecção do m3, fizemos uma actividade experimental sobre a dilatação de líquidos e sólidos e também fizemos exploração gramatical. Com chocolate fundido ("derretido") fizemos pequenos chocolatinhos, que comemos, depois de solidificados, no dia seguinte. Também fizemos a fusão de uma vela de cera (usadas nas procissões), com a qual fizemos pequenas velas, utilizando tampas de garrafa e pedaços do pavio da vela grande. Ficaram tão bonitas! Cada um de nós levou uma para sua casa.
     Vamos para quarta-feira. Nesse dia estudámos os distritos e cidades de Portugal, bem como os pronomes e os determinantes. De tarde tivemos a visita da mãe de uma colega nossa, que nos leu a história "Adivinha quanto eu gosto de ti.". Como essa colega fazia anos, ainda lhe cantámos os parabéns e partimos o seu bolo de aniversário. Por fim, fomos à BE da escola requisitar novo livro para lermos em casa. Trouxemos também mais um livro do PNL para ler na turma.
Na quinta-feira, treinámos para a prova de aferição de Matemática e fizemos a preparação da visita de estudo a Santa Maria da Feira e Santa Maria de Lamas, explorando o guião da visita. De tarde fizemos uma experiência para provar que o volume de um decímetro cúbico é igual a 1 litro. E não é que é mesmo verdade? Até fizemos um filme sobre isso. Ainda deu tempo para treinar um pouco a canção que o 4º ano vai cantar no DVD escolar.
     E chegámos a sexta-feira, que foi o melhor dia de todos, pois foi o dia da visita de estudo. Quando chegámos ao autocarro (às 6h45min) partimos logo em viagem. A viagem correu muito bem e ninguém enjoou, desta vez! De manhã visitámos a Visionarium de Santa Maria da Feira (Odisseia da Terra, Odisseia do Espaço e Odisseia da Vida). Almoçámos no Europarque. De tarde fomos ao Museu da cortiça, em Santa Maria de Lamas, que é maravilhoso! Foi também lá que fizemos uma linda prenda para o Pai. Chegámos a Alcains às 21h15min. Passeámos muito, "arejámos a cabeça", vimos coisas novas e bonitas e aprendemos muito mais. Foi uma visita espectacular!
      E assim acabou, em beleza, esta vigésima quinta semana de aulas.