quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Colectivo - "As mãos"

Incluído na temática "O ensino da escrita" trabalhou-se o tema "As mãos". Várias actividades foram realizadas, entre as quais a antecipação da actividade, o mapeamento de ideias, pré-escrita, escrita e reescrita do texto, tendo culminado com a elaboração de um texto colectivo. Para ajudar no mapeamento das ideias, foi feita alguma pesquisa na Internet e também explorado o livro "as mãos não são para bater".
Aqui fica o texto final. Esperamos que gostem.

As Mãos
Neste texto vamos falar sobre as mãos: o que são, para que servem e para que não devem ser usadas.
As mãos são uma parte do nosso corpo, que se localizam na extremidade dos braços. São simétricas e compostas por 27 ossos. Cada mão tem cinco dedos, que podem ser curtos, longos, finos ou grossos. Cada um deles tem o seu próprio nome: polegar (que se opõe a todos os outros), indicador, médio, anelar e mínimo.
A palma da mão pode ter diferentes formas, por isso as mãos podem ser quadradas, rectangulares...
Quanto à cor da pele da mão, ela depende da raça da pessoa: branca, preta, castanha, amarela, vermelha... No entanto, a palma da mão é igual em todas as raças.
Com as mãos podemos fazer muitas coisas, boas ou más.
Elas servem para trabalhar, aprender, conduzir, aplaudir, acarinhar, cozinhar, brincar, desenhar e pintar, fazer música, pedir a palavra, construir coisas, agarrar, cuidar da higiene pessoal, tratar pessoas e animais, arrumar, proteger dos perigos, curar, comunicar... e tantas outras coisas!
Elas não devem servir para bater, magoar, beliscar, raptar, matar, destruir, desarrumar, empurrar os colegas, puxar cabelos das pessoas ou pêlos de animais, atirar pedradas, incendiar casas ou florestas, roubar, fumar ou levar à boca álcool ou drogas, atirar lixo para o chão, magoar com palavras, dizer palavrões, pegar em armas...
As nossas mãos são extraordinariamente fantásticas! Sem elas a nossa vida não seria o que é! 
A partir de hoje, vamos olhar as nossas mãos de forma diferente e tentar usá-las para o Bem e nunca para o Mal!

Sem comentários: