terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Relatório Semanal - 18ª semana

     A mim calhou-me falar da 18ª semana de aulas, que foi de 24 a 28 de Janeiro de 2011. 
     No início da semana corrigimos uma Prova de aferição (treino) de Língua Portuguesa e fizemos revisões dos pronomes pessoais. Fizemos também uma experiência para observar a infiltração da água no solo e descobrimos que os solos argilosos (terra que a professora trouxe do Algarve) são muito menos permeáveis do que os arenosos. Foi muito divertido observar os solos, senti-los, cheirá-los... até descobrimos plantinhas e alguns animais pequeninos, como um caracol, uma pequena lesma e um bichinho-de-conta.
     Na Matemática fizemos transformações de figuras geométricas, usando o geoplano.          
     Treinámos jogos matemáticos, como o ouri e o semáforo. 
     Lemos em voz alta (para os colegas) os diálogos que fizemos no fim-de-semana, como TPC. 
     Nesta semana fizemos duas fichas de treino para as provas de aferição (uma de matemática e outra de Língua Portuguesa) e a professora classificou-as. A de Matemática não correu muito bem, ou seja, temos de treinar mais!
     Foi ainda nesta semana que aprendemos os rios e as serras de Portugal. Observámos mapas, explorámos sites e vimos apresentações de Powerpoint sobre estes temas.
      Aprendemos a canção "A gota de água", que é muito gira e fala do ciclo da água. 
      Escrevemos frases para a actividade do lançamento de balões com mensagens, no "dia escolar da não-violência e da paz", a pedido do profº Ricardo, o professor de Religião e Moral. Éramos para lançar os balões sexta-feira, mas, devido à chuva, a actividade foi adiada uma semana.
     Alguns alunos fizeram desenhos para participar no concurso "Carro de Sonho" da Toyota. 
     Nesta semana resolvemos desafios matemáticos e também fizemos revisões de como escrever correctamente uma carta e preencher o envelope.
     Esta semana esteve frio e choveu muito. Não saímos da escola, mas trabalhámos bastante. 

R. Serraninho

Sem comentários: