sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relatório Semanal - 17ª semana

     Esta foi a 17ª semana de aulas e já estamos a meio do ano lectivo! 
     Na segunda-feira demos matéria nova e aprendemos a arredondar os números às dezenas, às centenas e aos milhares. Fomos também à  Biblioteca ouvir um senhor chamado Fernando, da empresa de Reciclagem Valnor, falar-nos da importância de Reciclar. Ele explicou-nos os nomes dos ecopontos: pilhão, vidrão, papelão, oleão e embalão. Deu ainda a cada um de nós um ecoponto. Assim todos poderemos fazer separação dos resíduos em nossas casas. 
     Nesta semana fizemos uma ficha de treino para as Provas de aferição.
     Também fizemos várias experiências com água e adorámos, especialmente a experiência da evaporação e condensação (em que púnhamos um saco de plástico atado à mão) e a  do ciclo da água. Foi muito giro!
    Na quinta-feira, fizemos, individualmente, um resumo e esquematização da matéria dada, a partir dos sublinhados do livro de Estudo do Meio. Na sexta-feira, com ajuda da professora e dos nossos resumos, fizemos um resumo colectivo da matéria, no caderno diário. 
     Dia 20 de Janeiro, de tarde, fomos ao Lar Major Rato cantar as Janeiras aos idosos, juntamente com os colegas do 5º B e alguns dos seus professores. Pelo caminho, conhecemos a Tia Maria Prata, que é a senhora mais velha de Alcains e já tem 103 anos. Ela adorou ouvir-nos cantar-lhe as Janeiras! No Lar falámos com alguns velhinhos e à saída ofereceram-nos rebuçados. Quando regressámos à escola já estávamos atrasados para a aula de inglês, mas ainda deu tempo para conhecer a nova professora, a professora Cremilde, pois a profª Nélia já não pode vir. 
     No último dia da semana relembrámos as regras do diálogo e fizemos um colectivamente, para treinar. Ainda nesse dia, fizemos transformação de figuras geométricas planas, a partir de um quadrado de papel e fazendo dobragens. Aprendemos a obter um quadrado, a partir de uma folha rectangular.
     Esta foi uma semana repleta de trabalho e algumas novidades. 
M. Martins

1 comentário:

Miguel disse...

Desculpe.Selhe lhe dei trabalho.