domingo, 16 de janeiro de 2011

Relatório Semanal - 16ª semana

     Finalmente chegou a minha vez de fazer o relatório semanal e com este já é o décimo sexto!
    Começamos a semana cheios de energia e com vontade de aprender muitas coisas. Na segunda-feira, a professora verificou se todos tinham feito os trabalhos de casa, como todos os dias. Fizemos uma ficha do manual de Língua Portuguesa, do tema que estamos a abordar no Estudo do Meio "Fenómenos da Natureza". O texto contou-nos a história de um Cubo Friorento que passou pelo ciclo da água. De seguida continuámos esta matéria no Estudo do Meio e aprendemos o que é a condensação (passagem do estado gasoso para o estado líquido). De tarde, realizámos algumas experiências com água. Posteriormente, passámos para a Matemática onde trabalhámos duas fichas. Por fim, ensaiámos a canção das Janeiras.

     A terça-feira foi muito animada e divertida. Estávamos ansiosos para cantarmos as Janeiras pelas ruas da nossa vila. E lá fomos nós, todos com coroas diferentes e originais, cantar e encantar os habitantes de Alcains. A nossa escola fez o seguinte caminho: partimos em direcção ao posto da “G.N.R”, seguimos para o “Intermarché” e “Mini-Preço”, na Estrada de São Domingos. Passámos pelos cafés “Love Story” e “Glof” situados na Avenida 12 de Novembro. Continuámos o nosso percurso pela Escola Básica do 2º Ciclo de Alcains, café “Rédea Curta” e finalmente regressámos à escola, muito fatigados. A outra escola foi para a zona do Santo António. Foi muito divertido e fez muita gente sorrir e relembrar esta tradição, mas também muito cansativo. De tarde, fizemos uma ficha do manual de Matemática, com a professora Angelina. De seguida começamos a fazer um desenho sobre as Janeiras ou do Dia de Reis.
     No dia seguinte, fizemos uma ficha de Língua Portuguesa e registámos, no nosso caderno diário, as diferenças existentes entre as palavras “passamos e passámos” que parecem iguais mas têm significados diferentes. Vimos as notícias que a professora publicou no nosso blogue. Fizemos uma ficha do manual de Estudo do Meio que nos ensinava o ciclo da água. Elaboramos uma ficha, novamente do manual de Matemática. Continuamos a fazer os desenhos relacionados com a actividade das Janeiras e fomos à biblioteca requisitar livros, eu requisitei um livro muito interessante. É bom ir à biblioteca porque nos permite ler livros que não temos em casa.
     Na quinta-feira, treinámos a prova de aferição de Língua Portuguesa e corrigimo-la colectivamente. De tarde, lemos um livro que tinha várias histórias; a que nós lemos chamava-se “A terra dos cães” e era recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (LER+).
     Finalmente, no último dia de aulas desta semana, fizemos outra prova de aferição, mas desta vez de Matemática e, também a corrigimos. Ainda, fizemos uma notícia sobre as Janeiras para publicar no Jornal do nosso Agrupamento “Nova Picota” e no nosso blogue. Também, fomos à biblioteca da nossa escola para assistirmos a uma acção de sensibilização sobre reciclagem. Ouvimos uma história que nos ensinou a reciclar. De tarde, terminámos o desenho sobre as Janeiras. 
     Foi uma semana cheia de trabalho com actividades variadas e onde aprendemos muitas coisas novas.
M. Rosa Prata

Sem comentários: