sábado, 18 de dezembro de 2010

Relatór Semanal - 14ª semana

A semana de treze a dezassete de Dezembro de 2010 foi diferente das anteriores, uma vez que esta foi a última do 1º Período e, por isso, realizámos algumas actividades que não são habituais durante o período normal de aulas.
Na Segunda-feira concluímos o 12º relatório semanal, e de seguida uma ficha de Matemática.
Durante a tarde recebemos as notas da ficha de Estudo do Meio e de uma de Matemática, cujos resultados foram muitos bons. Também fizemos uma ficha de Estudo do Meio, que focava a temática do Estado Novo e da Revolução de Abril; o resto da tarde foi de tempo livre.
Terça-feira fizemos uma ficha de Matemática: adição e subtracção de números inteiros com quatro algarismos e de produtos de números inteiros de quatro algarismos por três números.
Depois do almoço fizemos uma ficha de Estudo do Meio: O Século e os feriados Nacionais. Finalmente, pintámos alguns desenhos e alguns alunos treinaram os jogos para o campeonato de jogos matemáticos do dia seguinte.
Quarta-feira fizemos uma ficha: "Será que já sei?" e de seguida uma pequena cópia. Também resolvemos uma ficha de Estudo do Meio que abordava a bandeira e o hino e tinha um resumo da História de Portugal.
De tarde, os colegas Mariana, António, David e Maria Inês foram à competição de jogos Matemáticos à EBII de Alcains. Nem todos participaram no mesmo jogo: uns jogaram ao SuperTMatick, outros ao Ouri e outros ao semáforo. Enquanto eles participavam na competição, nós estávamos empenhados na decoração da sala de aula com enfeites natalícios.
Na Quinta-feira, primeiro resolvemos uma ficha de Matemática sobre o cálculo do perímetro de objectos circulares; depois de resolvida a ficha ainda houve tempo para aprender a traçar uma circunferência com um cordel, tal como fazem os jardineiros. De seguida, pintámos alguns desenhos alusivos à época natalícia, até à hora de almoço. Quando à tarde regressámos à escola, realizámos, juntamente com a turma do 1º ano, uma mini visita de estudo ao Museu do Canteiro, onde vimos uma maravilhosa exposição temporária de presépios e fizemos um pequeno trabalho manual relativo ao Natal.
Por fim, no último dia de aulas, sexta feira, de manhã dirigímo-nos ao museu do Canteiro, juntamente com toda a escola, onde vimos um teatro chamado «O Casamento do Hipólito»; era super engraçado e todos nós gostámos de o ver. Foi apresentado por alunos da ETEPA de Castelo Branco. Para os colegas de 1º e 2º anos houve ainda Pintura Facial.
De seguida fomos para a escola fazer enfeites de Natal para uma árvore que está no pátio da nossa escola e também fizemos a auto-avaliação. De tarde estivemos a fazer postais de Natal para levar para casa, pintar com aguarelas e fazer dobragens.
Foi uma semana diferente, divertida e cheia de boas emoções.
Desejamos a todos um excelente Natal e um óptimo ano 2011! 
Boas Férias e bom descanso.

Mª F. Chasqueira

Sem comentários: