Neste texto vamos falar da visita de estudo que fizemos a Vila Viçosa dia 26 de Novembro.
Começámos por nos levantar mais cedo do que o habitual, pois tínhamos de estar na escola às 7 horas da manhã. Lá nos encontrámos com os colegas do 4º A e do 4ºC. Como éramos muitos, foram necessários 2 autocarros. Nós viajámos no maior, juntamente com o 4º C e mais alguns professores e 1 auxiliar.
Parámos apenas 1 vez durante a viagem, para descansar um pouco, tomar o pequeno almoço e brincar.
Eram dez e meia quando os autocarros entraram na bela e enorme praça de Vila Viçosa. Todos começámos a gritar de tanta excitação ao ver a magnifica estátua de D.João IV e a fachada do Palácio Ducal.
Na visita ao Palácio fomos divididos em 2 grupos e cada um teve um guia, que nos mostrou e explicou o que íamos vendo. Principiámos por subir a grandiosa escadaria (de mármore) em cujas paredes está representada a batalha de Azamor .Vimos salas maravilhosas, belos quadros (muitos deles pintados pelo rei D.Carlos), tapetes, rico mobiliário, os aposentos reais e incluindo os quadros, a capela e a gigantesca cozinha.
De seguida fomos ver os coches utilizados pelos reis e os seus familiares para viajarem. Alguns eram ricamente decorados. Demoravam muitos dias a ir até Lisboa ou ao Porto. Os cavalos eram mudados a cada 30 Km ou 40Km.
Depois de sair pela Porta dos Nós, tirámos fotografias de grupo e fomos almoçar (num jardim público).
Já na parte da tarde, fomos para o castelo. Ao entrar nas muralhas, vimos que havia uma pequena povoação no seu interior. Lá visitámos a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que o rei D.João IV corou em 1646 e que é padroeira de Portugal.
O castelo é muito bonito e grande e tem uma ponte levadiça e fosso. No seu interior pudemos ver muitos animais embalsamados, no Museu da Caça, criado em honra do Rei D. Carlos, que era um grande caçador.
Conhecemos um cão preto e branco (o "Jaquim") que nos acompanhou durante muito tempo.
Comemos abrunhos no pátio do castelo e eram muito bons.
Já no regresso, parámos para observar uma enorme pedreira de exploração de mármore, rocha abundante naquela região. Lá no fundo, os trabalhadores e as máquinas pareciam "formigas"!
Chegámos a Alcains por volta das 19h15min, cansados, mas felizes! Os nossos pais esperavam-nos e fomos para casa.
Foi uma visita um pouco cansativa, mas que valeu muito a pena. Correu muito bem e aprendemos bastante