terça-feira, 18 de maio de 2010

Projecto Piloto "Gugui Consolida"

A nossa turma foi a seleccionada no nosso Agrupamento, no 3º ano, de escolaridade para testar o jogo Gugui Consolida,  que foi concebido na ESE de Castelo Branco. Está por isso a ser testado nas escolas de 1º ciclo dos Agrupamentos deste concelho.
É um jogo "didáctico de estrutura narrativa anual – correspondente ao calendário escolar – com entradas específicas para cada ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolvimento do modelo pedagógico – o modelo pedagógico de integração curricular narrativa Storyline, promove e é promovido por uma estrutura lúdica (Jogo) não viciante (não permite mais que uma intervenção por sessão), que se realiza em três sessões semanais, intercaladas por tarefas de consolidação, aprofundamento e enriquecimento, consubstanciadas a partir dos princípios operacionais do jogo – observação, descoberta e desafio. Todas estas tarefas são projectadas a partir dos desenvolvimentos lúdicos e determinam, de acordo com os quatro níveis de conhecimento em cada um dos anos do 1º Ciclo, abordagens sistemáticas e sequenciais de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio". 
Na nossa turma estamos a usar o Magalhães para aceder ao jogo e os alunos têm trabalhado em grupos de dois. 
Os alunos estão a adorar o jogar, tendo já realizado duas sessões. Amanhã realizarão a 3ª sessão. Todos têm conseguido jogar com facilidade, mas inicialmente o jogo não arrancava no Magalhães; só depois de instalada a versão 10 do adobe flash player ele passou a funcionar.

Sem comentários: