quinta-feira, 6 de maio de 2010

Meios de transporte aquáticos (marítimos e fluviais)

OS MEIOS DE TRANSPORTE AQUÁTICOS

Desde os tempos mais recuados que o homem conhece formas de navegar. Primeiro foram os troncos de árvores, onde se escarranchavam.
Mais tarde juntaram trocos de árvores construindo jangadas e depois escavaram os troncos e já podiam navegar mais confortáveis. Com a evolução surgiram os barcos à vela.

A caravela portuguesa é um dos marcos da história náutica universal. Foi utilizada para os Descobrimentos. Muito mais tarde, os barcos a vapor passaram a dominar o transporte de passageiros por serem rápidos e seguros. Hoje há uma grande variedade de barcos que utilizam o diesel (gasóleo) e podemos distinguir os barcos marítimos e os barcos fluviais.

No mar navegam:

Os barcos de trabalhos que servem para pescar o peixe, são as traineiras e os bacalhoeiros. Existem também os petroleiros que transportam o petróleo e os cargueiros que carregam mercadorias (cereais, automóveis, contentores, etc.

Os barcos de passeio que se utilizam nas férias e fins-de-semana são os iates e os paquetes. Os barcos à vela podem ser utilizados para praticar desporto náutico.

Existem ainda os navios de guerra, o porta-aviões e o submarino.

Nos rios também se pode navegar:

Os barcos são mais pequenos e podem transportar mercadorias e pessoas. Existem as canoas que se utilizam para desporto, os cacilheiros que transportam as pessoas de uma margem para outra no rio Tejo, alguns barcos à vela e ainda pequenos barcos a motor ou os remos para pescar os peixes do rio.

Realizado por: Filipa                                                               Data: 10-05-05

2 comentários:

Filipa disse...

Professora obrigado por ter posto o meu trabalho que eu fiz em casa




Assinatura: Filipa

Ñ TE INTERESSA disse...

CHATOOOOOOO o/ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!