segunda-feira, 11 de abril de 2011

Relatório semanal - 28ª semana de aulas

      A nós as duas foi entregue a tarefa de fazermos o relatório da semana da leitura e e última semana do 2º período (28ª semana).
      Começamos por falar da manhã de segunda-feira, que foi muito trabalhosa, pois mal chegámos à sala reparámos que em cada mesa estava a Prova de Aferição de Língua Portuguesa de 2009, para que pudéssemos treinar, de acordo com modelo da prova que vamos realizar. Após o intervalo, a nossa turma estava ansiosa, uma vez que faltavam poucos minutos para gravarmos o DVD, no Centro Cultural, da faixa do 3º e 4º ano. Quando lá chegámos estavam presentes dois senhores que nos entregaram uns headphones para realizarmos a gravação da música “um docinho”.
      Já de tarde continuámos a resolução do ficheiro de problemas de Matemática (treino para a prova de aferição). E agora vem a melhor parte deste dia pois a mãe de um colega nosso (o João Luís) veio-nos contar a história «O rapaz que tinha zeros a Matemática». Gostámos muito da história.
      Na terça-feira, logo pela manhã fizemos outra prova de aferição, mas esta foi a de Matemática 2008. Depois do intervalo continuámos a fazer a prova.
      De tarde a mãe de uma colega nossa (Maria Beatriz) veio contar-nos outra história que se chamava «A árvore generosa», que era um pouco triste, mas mesmo assim gostámos todos dela. Fizemos uma dramatização a recontar a história. Depois da senhora se ter ido embora elaborámos um trabalho da Páscoa.
     Na quarta-feira não houve nada de especial a merecer destaque, apenas a história que a professora Gabriela nos contou, chamada «Orelha de limão» e as histórias tradicionais da região que a nossa professora nos contou.
      Agora começamos por falar da quinta-feira que foi o dia em que estava previsto irmos a Castelo Branco participar na actividade da Valnor, no entanto foi cancelada por falta de transportes. Como não foi possível a ida ao Fórum fizemos uma ficha de recolha de informação para o livro de finalistas.
      Já de tarde fizemos uma ficha com a auto-avaliação e o balanço do período. No âmbito da semana da leitura, a mãe de uma colega nossa (Margarida) foi contar-nos a história «A noite de Natal do palhaço João surpresa ».
     Finalmente chegou o melhor dia da semana e o mais desejado, a sexta-feira. De manhã fizemos uma pequena caixinha para pôr as amêndoas que a nossa profª nos deu e a mãe do nosso colega João David veio contar-nos a história «Pedro quer ver televisão». Quando estávamos já a acabar, as turmas das outras duas professoras da escola, chegaram à nossa sala para verem um filme, mas entretanto os alunos do 1º ano foram-se embora pois tinham de ir ouvir uma história contada por um dos pais.
Depois do almoço veio a parte do dia mais divertida, a festa das comadres e dos compadres, e aí todos trocaram uns presentes simbólicos. Passado alguns minutos, saímos da escola directamente para a casa da mãe da Mariana. Ela ia-nos contar-nos a história: «O incrível rapaz que comia livros», mas acabou ainda por nos contar «A mentira tem perna curta», mas essa não estava no programa ser contada! Todos as achámos muito engraçadas, principalmente «O incrível rapaz que comia livros». Quando acabámos de ouvir as histórias, a mãe da Mariana deixou-nos fazer o lanche dos “compadres e comadres” no seu quintal, com a comida já trazida da casa de cada um (lanche partilhado). Após termos feito o lanche, e antes de regressar à escola, fomos para um parque ali próximo brincar um pouco.
Gostámos muito desta semana; foi uma semana cheia de histórias e cada uma tinha a sua mensagem (a sua moral). A história «O rapaz que tinha zeros a Matemática » a moral era: tudo tem Matemática, por isso ela é muito importante. E a da « Árvore generosa » a mensagem era: nunca devemos abandonar e esquecer um amigo. Agora vamos à da «Orelha de limão»: nós às vezes damos muita importância às nossas imperfeições e pensamos que os outros gozam connosco por isso, mas a verdade é que às vezes  somos nós próprios que estamos a dar muita importância ao problema. A do «Palhaço João surpresa» significa: podemos ajudar os outros mesmo sem ser na época do Natal. A próxima é a do «Pedro quer ver televisão» o moral quer dizer que não devemos estar sempre a ver televisão, pois existem mais brincadeiras e muitas delas mais fixes. E agora as outras histórias de sexta-feira: «O incrível rapaz que comia livros significava: para ficarmos espertos não é preciso comer livros, mas sim lê-los, e também nos quis dizer que não devemos exagerar nas coisas, pois assim até podemos ficar doentes. E finalmente vamos dizer-vos qual é a mensagem que nos transmite a história «A mentira tem perna curta», que é como diz o ditado: «É mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo.»
      E assim terminamos este período com beijinhos, desejando a todos uma feliz Páscoa!
                         M. Prata e M. F. Chasqueira

Sem comentários: