quarta-feira, 25 de maio de 2011

Actividade Escola Alerta - "Falando sobre comportamentos"



Ontem de manhã a turma recebeu a visita de dois elementos (o João e a Susana) da Associação Amato Lusitano de Castelo Branco, que vieram falar aos alunos (de uma forma adequada à idade) sobre comportamentos. As crianças conheceram o  Asserti, o Passi e o Agri, 3 personagens que representam diferentes formas de agir. O Agri (por ser assertivo) faz sempre a sua vontade, mas importa-se com os outros, negoceia, é educado, respeitador...; o Passi (por ser passivo) faz quase sempre o que os outros querem, tem medo de expôr as suas ideias, de perder os amigos; já o Agri é o contrário do Assserti, pois faz sempre a sua vontade, mas sem se importar com os sentimentos dos outros, não agradece, não pede por favor, não negoceia...
Todos os alunos receberam a medalha asserti (o melhor dos três) e se comprometeram a tentar ser como ele.
Como prémio receberam um delicioso chocolate!
Foi uma actividade que correu muito bem e que  temos a certeza foi muito importante para os alunos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Relatório semanal - 32ª semana de aulas

         Durante esta semana tivemos muito trabalho. Contudo, não aconteceu nada de especial.
     Na segunda-feira de manhã, contámos as novidades do fim-de-semana e fizemos duas fichas de Gramática que tinha exercícios dos ditongos orais, nasais e dígrafos e a outra com exercícios das onomatopeias. Depois, no Estudo do Meio, fizemos várias experiências sobre a transmissão do som.
      De tarde, na Matemática, aprendemos a multiplicação por 0,1; 0,01 e 0,001 e a divisão por 10; 100 e 1000 e fizemos fichas sobre essas matérias. Por fim quando, já estavamos muito cansados, desenhámos o retrato de alguns colegas.
      Na terça-feira de manhã, aprendemos a Prova Real da Divisão e treinámo-la no caderno diário, com alguns exercícios. No Estudo do Meio, estudámos algumas das principais actividades económicas nacionais e realizámos uma ficha sobre a matéria. Resolvemos uma ficha de Língua Portuguesa de interpetação do texto.
Já de tarde, continuámos a ficha e no fim continuámos a desenhar os retrados de alguns colegas.
      Na quarta-feira de manhã, na Língua Portuguesa, explorámos o texto «O Diabo e o Lavrador» e resolvemos a ficha respectiva. No Estudo do Meio, era previsto fazermos uma experiência sobre o circuito eléctrico, mas não ouve possibidades de se realizar por falta de material. Na Matemática resolvemos um fichas de equivalência entre x0,1 e :10. Depois, de tarde, continuámos com a mesma matéria e no final do dia tivemos a oportunidade de termos tempo livre.
     Na quinta-feira, de manhã, elaborámos uma ficha de Estudo do Meio que falava da agricultura e sivicultura. Na Matemática realizámos uma ficha do Pensar e Calcular.
       De tarde, fizemos um ditado e logo continuámos a desenhar os retratos dos colegas.
     Na sexta-feira de manhã, lêmos um livro do PNL e explorámos o livro. Após o intervalo da manhã, continuámos a leitura. Na Matemática treinámos para as Olimpíadas da Matemática, fazendo uma ficha da Mati, que foi realizada em 2009/2010.
     Já mais tarde, no Estudo do Meio, fizemos uma experiência dos vasos comunicantes. Para descansarmos tivemos trabalho livre.
    O que mais gostamos nesta semana foi desenharmos os retratos dos colegas. 
         F. Chasqueira e M. Prata

Relatório Semanal - 31ª semana

     Esta semana não ocorreram acontecimentos muito especiais, mas fizemos a prova de aferição de matemática.
     Na segunda-feira para além da exploração de um texto, treinámos para a prova de aferição e realizámos experiências sobre a electricidade estática.
     Terça-feira foi feriado municipal, pois era o dia da senhora de Mércoles.
     Quarta-feira foi o dia da prova e estávamos um pouco nervosos, mas não nos correu muito mal. Nesse dia para descansar um pouco a cabeça, fizemos alguns retratos de colegas para o livro de finalistas. Na hora do apoio ao estudo observámos um vespeiro que os colegas rapazes encontraram no telhado da casinha da lenha, durante o intervalo anterior. Pudemos ver algumas larvas de abelha quase formadas e a forma hexagonal dos favos. O pior é que no dia seguinte a auxiliar da escola, a D. Leonor, veio à sala dizer que o pátio estava cheio de pedras e papéis atiradas pelos alunos da nossa sala ao tentarem retirar o vespeiro. É claro que, para reparar o mal, tiveram de ir ajudar a limpar o pátio! E tudo acabou em bem!
     Ainda na quinta-feira, realizámos experiências sobre a pressão do ar e existência do ar. Concluímos a aprendizagem da divisão de números decimais e fizemos algumas fichas de gramática, além de termos continuado os retratos para o livro de finalistas.
     Sexta-feira não aconteceu nada de especial e foi um dia normal de aulas.
     Esta foi uma semana sem grandes novidades, mas repleta de trabalho.
                                      Mª I. Farias

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Participação da turma nas Mini-olimpíadas de matemática

Sendo já depois de amanhã que se relizam as mini-olimpíadas de matemática, na qual a turma vai participar, deixo aqui o site onde podem obter mais informação sobre as mesmas e ver os enunciados das provas dos anos anteriores.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatório semanal - 30ª semana de aulas

      Nós vamos falar da 30ª semana de aulas.
      Foi uma semana divertida, mas muito trabalhosa.
      Na 2ª feira treinámos a escrita de um convite e fizemos experiências sobre dilatação de líquidos e sólidos. No dia seguinte fizemos outra experiência para testar os efeitos da temperatura sobre a água e resolvemos um ficheiro de treino para a prova de aferição de Língua Portuguesa. Neste dia, ainda aprendemos e treinámos a divisão de números decimais, no caso em que o dividendo tem o mesmo número de "casas" decimais que o divisor.
      Na quarta-feira foi um dia divertido, porque era do "Passeio dos Avós". Saímos da escola às 9h30min e fomos até ao recinto de Santa Apolónia com os nossos avós ou pais e professores. Havia muitos jogos com que nos divertíamos! Já da parte da tarde, na sala, treinámos para as provas de aferição.
      No dia seguinte já estávamos muito nervosos por causa das provas de aferição. A nossa professora deu-nos algumas orientações sobre esse assunto.

      Na sexta-feira era a prova de aferição de Língua Portuguesa e estávamos todos muito nervosos, mas depois de fazer a prova conversámos sobre ela e achámo-la fácil.
      Foi uma semana de muito trabalho, de alguma ansiedade, mas com algum divertimento à mistura.

                         D. Leitão e R. Serraninho

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recolha de livros para Timor Leste - Campanha "Rostos de Esperança"

O Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains está a aderir a uma campanha promovida pela Secretaria Geral da Administração Interna, que tem como objectivo a recolha e envio de livros para Timor Leste. A recolha decorrerá, no nosso Agrupamento, entre os dias 2 e 31 de Maio. Os livros deverão ser entregues nas bibliotecas do agrupamento, onde existirão caixas destinadas à recolha.
A organização antecipa desde já o seu agradecimento a todos os que quiserem colaborar com o seu gesto solidário nesta iniciativa.
Informação mais detalhada aqui.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Relatório semanal - 29ª semana de aulas

      Esta foi a primeira semana de aulas do 3º período, que foi um pouco mais pequena, por causa do feriado do 25 de Abril. 
      Terça-feira trabalhámos um texto que nos falava da "revolução dos cravos", que aconteceu no dia 25 do mês de Abril de 1974 e que foi muito importante para Portugal, pois acabou a ditadura e veio a democracia. Hoje podemos ser livres e não temos medo de falar, de escrever, de dizer o que pensamos... Também ouvimos no youtoube canções da revolução, como a  "Grândola, vila morena" e que é muito gira. Por fim pintámos um desenho com dois grandes cravos vermelhos, símbolo da revolução. 
      Como estamos perto de realizar as provas de aferição, treinámos para as provas, resolvendo ficheiros de provas de aferição de anos anteriores. Mas também demos alguma matéria nova, como seja a divisão de números inteiros por um número decimal. E descobrimos que quando o número do divisor é decimal e o do dividendo é inteiro, temos de acrescentar tantas casas decimais ao dividendo como tem o divisor. Este foi o primeiro caso da divisão com números decimais, mas a professora disse que ainda existem mais três casos diferentes para aprender! Ainda estamos um pouco confusos, pois dividir com mais de um algarismo no divisor, e ainda por cima "com vírgulas", não é fácil. Vamos ter de treinar muito na escola e em casa!
      Para terminar esta vigésima nona semana, recebemos na sala uma visita muito especial: o avô de um colega, o srº Emídio, que era marceneiro e que teve a paciência de cortar doze ripas de um metro e de as preparar, de forma a podermos montar na sala um cubo com um metro de aresta, ou seja, o m3 (metro cúbico). Ficou giríssimo! Ficámos espantados por ser tão grande, quer dizer, por ocupar tanto volume. Imaginem que coubemos lá dentro catorze alunos, isto é, quase a turma inteira, já que somos dezanove! Como os colegas do 4º A vieram assistir à nossa aula e o professor deles nos mostrou balanças e medidas antigas, a aula de matemática neste dia foi diferente (praticamente não usámos a caneta, nem o lápis), mas muito fixe.  Espectacular, mesmo!
      Gostámos muito desta pequena semana (4 dias apenas), que foi cheia de trabalho, mas muito interessante.
      T. Botelho e E. Pires

Prémio Escola Alerta - reportagem Localvisão

Deixo-vos aqui a reportagem que se encontra na Localvisão TV, a propósito da cerimónia de entrega do 1º prémio distrital ao Projecto Escola Alerta do nosso Agrupamento, conseguido neste ano lectivo 2010/2011.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Cerimónia de entrega do prémio Escola Alerta



Teve lugar esta tarde, na EBII do Agrupamento de Alcains, a cerimónia de entrega do prémio distrital do Projecto Escola Alerta (categoria 2) às turmas envolvidas: 4ºB; 6ºD e 7ºB. Estiveram presentes diversas entidades, incluindo um representante da Srª Governadora Civil, para além de muita da comunidade educativa, com especial destaque para os alunos das turmas envolvidas e seus familiares. Foi mostrado o powerpoint de apresentação do Projecto, o grupo de teatro do Agrupamento apresentou  uma pequena, mas tocante, peça de teatro e foram distribuídos os diplomas de participação aos alunos e docentes envolvidos, para além, é claro, de ter sido entregue o prémio e o troféu.