segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Visita de Estudo a Vila Viçosa - simplesmente espectacular!

A visita de estudo a Vila Viçosa, na passada sexta-feira, foi fantástica e felizmente correu muito bem! 
Não vou descrever os pormenores, pois quero deixar esse trabalho para a turma, mas tenho a certeza que todos os alunos aprenderam bastante neste dia tão diferente!
Deixo-vos apenas um slide show para ilustrar parte do que aconteceu, pois na maioria dos locais da visita não era permitido tirar fotografias.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visita de Estudo a Vila Viçosa

É já na próxima sexta-feira, dia 26, que as turmas de 4º ano da nossa escola irão realizar a visita de Estudo a Vila Viçosa.
Aqui vos deixo um site muito interessante onde podem visitar virtualmente o Palácio Ducal daquela vila. Para ver as diversas partes do palácio, cliquem, na planta que aparece no site, nas "bolinhas" vermelhas.
Neste outro site podem ficar a saber a história do palácio e ver fotografias do seu exterior.
Vejam também alguns dos mais belos monumentos de Vila Viçosa.
Façam também uma visita ao site da Fundação da Casa de Bargança.
Aqui podem ver imagens do castelo e torre de menagem. É um blogue muito interessante que nos fala das 7 maravilhas de Vila Viçosa.
Um ponto interessante e que vamos visitar é a porta dos nós. Iremos ver também o rico e antigo pelourinho.

Relatório Semanal - 10ª semana

Durante esta semana houve algumas actividades interessantes.
Na segunda-feira tivemos um Workshop sobre Linguagem Gestual, no Pavilhão da Escola Secundária. Foi muito interessante, porque aprendemos mais.
Terça-feira a nossa professora teve de faltar algumas horas e estivemos com a senhora professora Angelina. Não aconteceu nada de especial e só trabalhámos na Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Na quarta-feira não realizámos o teste de leitura logo de manhã, como estava combinado, porque a senhora professora Gabriela estava na sala a trabalhar com a Maria Inês, pelo que o fizemos à tarde. Aprendemos os ângulos. Fomos pela 3ªvez à biblioteca a requisitar livros.
Quinta-feira tivemos a visita de um G.N.R. da Escola Segura para nos avisar que não devemos atirar pedras uns aos outros e aos carros ou para a casa que está ao lado da escola. Fizemos um desafio matemático “Tiro ao Alvo” e jogámos ao jogo do Ouri.
Terminámos a semana a fazer o auto-retrato e o retrato de um colega (de quem não podíamos dizer o nome). Pelas características (físicas e psicológicas) apontadas, os colegas da turma tentaram adivinhar de quem estávamos a falar. Foi fácil adivinhar e foi divertido tentar descobrir! Aprendemos ainda a medir os ângulos com o transferidor.
Foi uma semana recheada de matéria nova.
 J. Nuno Churro

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Relatório semanal - 9ª semana

Durante esta semana tivemos muitas actividades variadas.
Assim, na segunda-feira, quando chegámos à escola estava lá uma pessoa disfarçada de raposa que pertencia a uma marca de detergente. Era muito engraçada. Ela deixou-nos uma caixa para nos pormos livros e brinquedos para as crianças pobres receberem no Natal. Na terça- feira a professora Angelina veio substituir a nossa professora, que foi a uma consulta com o filho. Nesse dia fizemos ficha de avaliaçao de Matemática, que foi um pouco mais fácil que as outras. Na quarta-feira tivemos outro dia diferente. À tarde fomos à Escola E.B2 participar numa actividade do Projecto Escola Alerta. Aí, uma senhora chamada Ana ensinou-nos a fazer linguaguem gestual. Quinta-feira foi o dia do magusto e foi o mais divertido da semana, porque fomos para a Santa Apolónia. Na sexta-feira fomos com roupas bonitas, pois foi o dia das fotografias e tirámos as fotos na "Escola do Avião".
Até agora esta foi a semana mais divertida.

J. L. Barata

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projecto Escola Alerta comemora Dia da Língua Gestual Portuguesa

Integrado nas actividades do Projecto Escola Alerta, realizou-se hoje, de tarde, um workshop, no Pavilhão desportivo da escola Secundária de Alcains, para comemorar o Dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Além das 3 turmas envolvidas no Projecto (e respectivos professores),  estiveram presentes 4 elementos da Unidade de apoio a Surdos, sediada na Escola Afonso de Paiva, em Castelo Branco. Os alunos viram em powerpoint a história "O sapo surdo", que foi simultaneamente traduzido para Língua Gestual, e puderam mostrar os seus conhecimentos sobre Língua Gestual, participando num mini-concurso de LGP. De notar que a actividade vinha  já a ser preparada com os alunos, inclusivamente com a presença, na semana anterior,de um dos elementos da equipa, que lhe veio ensinar LGP: dias da semana, meses, alfabeto, estações do ano...

domingo, 14 de novembro de 2010

Relatório semanal - 8ª semana

Eu vou falar da nossa 8ªsemana escolar. Fizemos fichas de avaliação, muitas revisões e demos gramática.
As revisões foram sobretudo para as fichas de avaliação de Língua Portuguesa e Estudo do Meio, pois foram as  que fizemos esta semana. 
Na gramática fizemos revisões dos tipos de frase (imperativa,exclamativa,declarativa e interrogativa), grupos da frase...
Na 6ªfeira, na ginástica, tivemos uma aula de futebol e basquetebol. Na 4ªfeira fizemos requisição dos livros na biblioteca, pela 2ªvez!
No inglês demos os meses e as estações do ano: January, February, March, April, May, June, Julay...
Na 4ªfeira também fizemos ortografia: revisões dos casos especiais «am;em;im;om;um» e «an;en;in;on;un».
Foi uma semana, principalmente trabalhosa, não muito divertida!!!

J. D. Vieira

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Relatório Semanal - 7ª semana

    A sétima semana foi cheia de trabalho, mas ocorreram acontecimentos especiais.
    Na segunda-feira veio uma higienista e um dentista à nossa sala. Estavam cá todos os alunos do 4º ano. A higienista, a Drª. Graça, trouxe um filme sobre os dentes. Gostámos muito e aprendemos coisas que não sabíamos.
    Nesta semana fizemos novamente o teste das tabuadas e quase todos já as sabem melhor. A professora diz que as devemos saber "na ponta da língua"!
    Aprendemos o jogo do ouri. Alguns alunos adoraram. Como não temos jogos a sério, usámos caixas de ovos para servirem de tabuleiro e pedrinhas do pátio como peças de jogo. Como as regras são muitas. ainda teremos de jogar mais vezes até aprender bem a jogar.
    Na Matemática aprendemos a milésima e o milímetro.
    No Estudo do Meio falámos de sismos e incêndios e fizemos um simulacro de sismo.
    Pela primerira vez este ano, requisitámos livros na biblioteca da escola, para lermos em casa.
    Marcámos as datas para as próximas fichas de avaliação. 
    Foi uma semana muito atarefada, mas também divertida.  
  
 J. Mesquita

Relatório semanal - 6ª semana

     Na segunda-feira, dia 18 de Novembro, da parte da manhã, fizemos uma marcha contra a fome, pelas ruas de Alcains. Foi um dia diferente. Foram várias turmas que participaram nesta iniciativa. Para além da nossa, participaram também o 6º D e o 7º A.
    Todos vestimos uma camisola com um logotipo alusivo ao Projecto Escola Alerta e ao Agrupamento, que era muito bonita. Também tínhamos autocolantes muito bonitos para oferecer a quem contibuísse. Com eles angariámos algum dinheiro para as pessoas mais necessitadas de Alcains (perto de 250 euros). Se todos ajudarmos um pouco, a vida dessas pessoas torna-se mais fácil! Os nossos pais e a nossa professora sempre nos ensinaram a partilhar e a dividir com os nossos colegas e com quem mais precisa.
    Ainda neste dia, da parte da tarde, comemorámos o dia Mundial da Alimentação (que se festejara no sábado anterior). Fizemos vários trabalhos sobre  este dia e vimos alguns powerpoints. Num deles vimos crianças com problemas de subnutrição. Foi um momento muito triste vermos crianças como nós daquela maneira! Foi um momento muito importante para a nossa turma perceber que se quisermos dar as mãos e se quisermos poderemos construir um futuro melhor, para nós e para os que nos rodeiam, sem fome sem pobreza!
    Por fim, acabámos o dia com um lanche em que provámos a marmelada e o doce de pêra que foram feitos de manhã pelos colegas das outras turmas do nosso edfifício da escola. Estavam deliciosos!
    O resto da semana decorreu com aulas "normais", aprendendo matérias novas a todas as disciplinas, em especial no Estudo do Meio e Matemática. Na Língua Portuguesa treinámos a escrita de diálogos, em pespecial o uso do travessão.
 
 H. Ascenção

Relatório semanal - 5ª semana

      A quinta semana foi cheia de trabalho, mas não ocorreram acontecimentos muito especiais.
     No Estudo do Meio demos matéria nova: os músculos e a pele. Terminámos a experiência "como dobrar um osso sem o partir" e descobrimos que aquele que foi mergulhado em vinagre dobrou com facilidade e sem partir e o que estava em água não.
    Na Língua Portuguesa fizemos algo de especial e diferente: um teste individual de velocidade de leitura. Quase todos os alunos já lêem mais rápido do que no final do ano anterior.
   Acabámos os cartazes para a marcha contra a pobreza e exclusão social, realizada dia 18 de Outubro, e que era uma actividade do projecto do Projecto Escola Alerta. Ficaram espectaculares!
   Recebemos a notícia de que o desenho escolhido para o autocolante a dar às pessoas no dia da marcha foi desenhado por uma "artista" da nossa turma, o que nos deixou muito felizes.
   A nossa professora ensinou-nos um jogo tradicional, o jogo das 5 pedrinhas. Adorámos o jogo e andamos a treinar a apanhar as pedrinhas e, acreditem, não é tão fácil como parece!
Embora sem grandes novidades, foi uma semana trabalhosa e, por isso, um pouco cansativa.

E. Pires (reescrito em grupo)