quinta-feira, 24 de junho de 2010

Votos de Boas Férias para todos!

 
Desejo a todos os meus alunos e seus familiares umas óptimas férias! Brinquem muito, divirtam-se muito, passeiem muito e, claro, durmam até tarde...!
Beijinhos e votos de Boas Férias da Professora Ana Maria.
Votos extensíveis a todos os alunos das Escolas de Alcains. 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas

Comemorando-se do Dia de Camões, aqui vos deixo um pequeno filme explicativo sobre a vida desse grande poeta. 

Poderão também ver alguns episódios do filme realizado por Leitão de Barros 

Alunos aprendem a pesquisar no catálogo da Biblioteca Escolar

Ontem, dia 9 de Junho, os alunos da nossa turma, utilizando os computadores Magalhães, puderam treinar a fazer pesquisa no catálogo da Biblioteca Escolar do Agrupamento José Sanches. Depois das explicações que lhes foram dadas pela srª professora bibliotecária, a profª Teresa, experimentaram procurar livros por títulos, por autor, por palavra... Aprenderam ainda a pesquisar utilizando o filtro de pesquisa. Como usaram o seu portátil Magalhães, individualmente ou em grupos de  dois, puderam praticar bastante e perceber bem como se utiliza o catálogo e a utilidade que tem. Foi uma actividade bastante interessante. 
Podem consultar o catálogo aqui:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aluna da nossa turma vence Concurso "Para mim um livro é..."

A aluna da nossa sala Mariana Prata (3º B) foi vencedora do concurso "Para mim um livro é..." lançado pela Biblioteca Escolar, com a frase: "Para mim um livro é um meio de transporte que me leva até ao mundo dos sonhos."
Outro aluno vencedor foi o Nuno do 4º A com a frase "Para mim um livro é um armário sem portas onde eu vou busacar imaginação".
Parabéns aos dois. 

Limites entre Pais e Filhos - para reflectir

"Livro com cheiro a chocolate" - actividade na biblioteca da Escola

Hoje a nossa turma realizou na Biblioteca da escola uma actividade promovida pela srª Professora Bibliotecária. Foi explorada uma história do livro de Alice Vieira "Livro com cheiro a chocolate". Foram também trabalhadas as famílias de palavras, de uma forma muito lúdica e interessante. Os alunos gostaram e participaram activa e empenhadamente na actividade.

Toyota e Silvapor oferecem medronheiros à EB1 de Alcains no Dia da Criança

Por ter sido uma das turmas da nossa Escola a vencedora do Concurso Toyota neste ano lectivo, a EB1 de Alcains foi escolhida por aquela empresa para a comemoração do Dia da Criança. Assim, em colaboração com a empresa Silvapor, Agricultura e Silvicultura Lda, ofereceu a cada criança uma medronheiro. No Jardim de cada edifício foi plantado um exemplar para ser cuidado por todos. Com esta actividade pretendeu-se sensibilizar as crianças para a importância da conservação do meio ambiente e decorre da política ambiental da Toyota, que pretende plantar por cada carro que produz uma árvore.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Actividade do Dia da Criança - Pintura de painéis

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, as três turmas de 3º ano realizaram uma actividade conjunta, que consistiu na pintura (com tintas de água) de 3 painéis. Neste slide pode ver-se como evoluíram as três "obras de arte" e comprovar como ficaram bonitas. Temos por aqui uns verdadeiros artistas! Parabéns!

Dia da Criança

Neste dia Mundial da Criança aqui vos deixo uma apresentação muito bonita sobre os direitos (e deveres) das crianças, para ver com atenção.
Bom Dia Mundial da Criança!
Dia da Criança - Direitos e deveres