sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de Maio - Dia Do Trabalhador

Comemora-se amanhã o Dia do Trabalhador, que é, em Portugal e em muitas outras nações, Feriado Nacional.
Para descobrirem a importância e a origem desta efeméride  e ficarem a saber as motivações que levaram à criação deste dia especial é imprescindível a consulta dos sítios que se adiantam:

Para testar os conhecimentos adquiridos, preencham online o seguinte inquérito (clicar no botão "entrar como visitante" para aceder):

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia da Mãe - história

A Minha Mãe

Texto Colectivo - "As mãos"

Incluído na temática "O ensino da escrita" trabalhou-se o tema "As mãos". Várias actividades foram realizadas, entre as quais a antecipação da actividade, o mapeamento de ideias, pré-escrita, escrita e reescrita do texto, tendo culminado com a elaboração de um texto colectivo. Para ajudar no mapeamento das ideias, foi feita alguma pesquisa na Internet e também explorado o livro "as mãos não são para bater".
Aqui fica o texto final. Esperamos que gostem.

As Mãos
Neste texto vamos falar sobre as mãos: o que são, para que servem e para que não devem ser usadas.
As mãos são uma parte do nosso corpo, que se localizam na extremidade dos braços. São simétricas e compostas por 27 ossos. Cada mão tem cinco dedos, que podem ser curtos, longos, finos ou grossos. Cada um deles tem o seu próprio nome: polegar (que se opõe a todos os outros), indicador, médio, anelar e mínimo.
A palma da mão pode ter diferentes formas, por isso as mãos podem ser quadradas, rectangulares...
Quanto à cor da pele da mão, ela depende da raça da pessoa: branca, preta, castanha, amarela, vermelha... No entanto, a palma da mão é igual em todas as raças.
Com as mãos podemos fazer muitas coisas, boas ou más.
Elas servem para trabalhar, aprender, conduzir, aplaudir, acarinhar, cozinhar, brincar, desenhar e pintar, fazer música, pedir a palavra, construir coisas, agarrar, cuidar da higiene pessoal, tratar pessoas e animais, arrumar, proteger dos perigos, curar, comunicar... e tantas outras coisas!
Elas não devem servir para bater, magoar, beliscar, raptar, matar, destruir, desarrumar, empurrar os colegas, puxar cabelos das pessoas ou pêlos de animais, atirar pedradas, incendiar casas ou florestas, roubar, fumar ou levar à boca álcool ou drogas, atirar lixo para o chão, magoar com palavras, dizer palavrões, pegar em armas...
As nossas mãos são extraordinariamente fantásticas! Sem elas a nossa vida não seria o que é! 
A partir de hoje, vamos olhar as nossas mãos de forma diferente e tentar usá-las para o Bem e nunca para o Mal!

As MãOs NãO SãO Para Bater

Check out this SlideShare Presentation:

quarta-feira, 28 de abril de 2010

I Passeio Avós e Netos

Decorreu hoje, da parte da manhã, o I Passeio dos Avós, organizado pelo PES do Agrupamento. O dia estava óptimo, quente mesmo, o ambiente animado e a boa disposição reinante!| 
Correu tudo muito bem, sem incidentes, tendo havido uma boa participação de Avós e até de Pais. 
Os jogos realizados foram divertidos, apenas foi pena não ter dado para experimentar todos!
Soube, como se costuma dizer, a pouco, já que terminou por volta das 11h30min. 
Dado o sucesso deste, ficamos à espera do próximo! 
Parabéns aos professores organizadores!
E parabéns aos Avós, por terem um espírito tão jovem!
Aqui fica a "reportagem", para quem não pôde participar e também para os que tiveram a oportunidade de estar, claro!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Informação Actualizada - Passeio dos Avós

Peço imensa desculpa por as informações apresentadas anteriormente a respeito do Passeio não estarem inteiramente correctas, pelo que aqui fica a informação actualizada.
  • Todos os alunos da Escola (inscritos ou não) participarão no Passeio, acompanhados pelo/a professor/a da Turma;
  • Especialmente os AVÓS, mas também os Pais que estejam disponíveis, estão convidados a tomar parte e a estar presentes na referida actividade.
• Todos os alunos, na 4ª feira, deverão vir para a escola, como habitualmente, às 9 horas;
• Devem trazer:
  • a mochila da escola (com o material escolar habitual);
  • uma pequena mochila para levar ao passeio contendo: chapéu (ou boné); garrafa de água; saco de plástico para o lixo e um pequeno lanche (a escola fornecerá ao aluno um pacote de leite e uma peça de fruta);
  • roupa prática (tipo fato de treino) e adequada à temperatura que estiver prevista;
Nota: Os Avós e os Pais participantes deverão estar junto do edifício 1 (“Escola do Avião”), às 9h30min.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor


No âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a nossa turma, hoje de manhã, juntamente com o 3º A, deslocou-se à Biblioteca da Escola para assistir à dramatização (pelos alunos de uma turma de 2º ano) da história: "O magnífico plano do lobo". Todos gostaram bastante. Parabéns aos pequenos actores!

Feriado Nacional - o 25 de Abril

No próximo domingo, dia 25 de Abril, é feriado Nacional em Portugal. Sabeis porquê?
Nestes sites que se seguem, podeis descobrir, de uma forma divertida (mas muito séria) tudo sobre o 25 de Abril de 1974.

    
Abril, histórias Mil!

Escola Alerta - Cerimónia de Entrega do Prémio Regional

Ontem, pelas 18 horas, na Biblioteca da Escola Sede, decorreu, como estava previsto, a cerimónia de entrega do prémio Escola Alerta 2009/2010 (fase Regional), que foi entregue pela Senhora Governadora Civil, Drª Alzira Serrasqueiro. Para além da presença dos alunos e professoras das Turmas participantes no Projecto (3º B; 5ºD; 8ºB e 8ºD), estiveram presentes também diversas entidades e muitos encarregados de Educação. Foi uma cerimónia simples, mas muito emocionante.

Relatório de Actividade - Visita de Estudo

 Na passada semana, uma das alunas da nossa turma, a M. B. Santos, teve a sorte de poder acompanhar a sua mãe e os alunos desta a uma visita de estudo a Montemor-o-Novo. O "castigo" por ter faltado 2 dias às aulas (na nossa escola), foi apresentar à turma o Relatório (pormenorizado) da actividade. Como o prometido é devido, ela cumpriu e aqui fica o texto que  escreveu sobre a aventura que vivenciou.

"Na quinta-feira, dia 15 de Abril, eu fui a Montemor-o-Novo. Fui num autocarro com 19 crianças, 2 professoras e 2 auxiliares. Estavam lá três autocarros e 4 turmas: de Montemor-o-Novo, Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo e Marinha Grande.
Quando chegámos fomos à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; recebemos um saco com um livro chamado «Uma amiga com mil anos», um vaso com terra e uma semente de pinheiro manso para plantarmos.
Depois fomos ao castelo e vimos uma casa onde estavam várias relíquias.
Brincámos na ludoteca que era na Oficina da Criança e também pintámos um azulejo ao nosso gosto.
À tarde fomos ao hotel descarregar as coisas; às 20h00 fomos à discoteca «Musicafé» e quando chegámos ao hotel fomos directos para a cama.
Na sexta-feira acordei e depois de tomar o pequeno-almoço fomos até ao Monte Selvagem. Aí vimos zebras, lémures-de-cauda-anelada, emas, crocodilos, cangurus, camelos, primatas, macacos, pavões, burros e fomos andar de trampolim. Comemos e fomos à loja das lembranças onde eu comprei um lémure-de-cauda-anelada de peluche. Depois fomos ao Fluviário de Mora onde ouvimos uma história e vimos animais de água doce. Fomos à loja do fluviário e comprei um peixe de peluche e um guarda-chuva branco com peixinhos azuis. Entrámos no autocarro para regressarmos às nossas casas.
Foram dois dias muito divertidos!!!" M. B. Santos

terça-feira, 20 de abril de 2010

O nosso herbário

Incluído na exploração do tema de Estudo do Meio "As Plantas" a turma fez um pequeno herbário de folhas.
 Aqui podem ver como ficou bonito!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

I Passeio Avós e Netos - algumas informações e esclarecimentos

Como consta da informação recebida em suporte de papel pelos Pais dos alunos, no próximo dia 28 de Abril (quarta-feira), da parte da manhã, irá acontecer o I Passeio Avós e Netos (mas também podem participar Pais), promovido pelo Projecto PES (Programa Educar para a Saúde) do nosso Agrupamento. 
Como têm surgido muitas dúvidas, aqui ficam os esclarecimentos que me são possíveis adiantar. 
  • Para os alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar, o Passeio é no dia 28 e começa junto do Infantário novo e acaba junto da piscina. 
  • Os alunos poderão participar, desde que acompanhados por pelo menos um familiar. Os alunos que não puderem ir ficarão na sala de aula, em actividade, com a professora da turma.
  • A quem participa no passeio é pedido que leve um lanche saudável para partilhar (sensivelmente a meio da manhã), saco de plástico (para colocar o lixo) e roupa prática (para poderem tomar parte nas actividades lúdico-desportivas que irão ser realizadas).
  • No final do passeio, os alunos que almoçam na cantina irão almoçar lá, os outros irão almoçar a casa, como costume.
  • De tarde as aulas decorrem normalmente.
  • É conveniente estar junto do Infantário por volta das 9h30min.
Com este passei intergeracional, o PES  pretende sensibilizar as crianças e comunidade educativa para a necessidade de adoptarem um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico e ainda contribuir para a fortificação dos laços familiares entre gerações.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projecto "Escola Alerta" - Cerimónia de entrega do prémio

Tendo sido atribuído o 1º prémio, a nível distrital e na categoria em que concorreu, ao Projecto “Escola Alerta” realizado neste ano lectivo por algumas turmas do nosso Agrupamento, informa-se que a cerimónia de entrega do prémio (pela Srª Governadora Civil) decorrerá no próximo dia 22 de Abril (quinta-feira), na Biblioteca da Escola Sede (Escola Secundária) pelas 18 horas. Tanto os alunos como os seus Pais/Encarregados de Educação estão convidados a participar.
Tendo-se empenhado bastante os alunos desta turma no desenvolvimento do Projecto, seria importante que todos estivessem presentes. Uma vez que a cerimónia decorrerá fora do horário escolar, peço o favor de cada aluno ser acompanhado pelos pais ou outro familiar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Projecto Escola Alerta - o nosso Agrupamento e a nossa turma estão de parabéns!

O Projecto Escola Alerta desenvolvido neste ano lectivo por 4 turmas do nosso Agrupamento (3ºB; 5ºD; 8ºD e 8ºB) acaba de ser premiado a nível distrital, indo agora concorrer (em representação da nossa região) a nível nacional. A nossa turma trabalhou este Projecto, que visa detectar e eliminar barreiras para pessoas portadoras de deficiência, ao longo dos dois primeiros períodos deste ano lectivo. 
A entrega do prémio será efectuada pela Senhora Governadora Civil na próxima semana. Os alunos e seus Pais são convidados a participar na cerimónia. A seu tempo serão informados do dia e hora a que decorrerá.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos neste Projecto!

domingo, 11 de abril de 2010

Bom regresso às aulas - Votos de Feliz 3º período!

recados para Orkut de férias !!

Desejo a todos os alunos de Alcains, em especial aos da turma 3B, um excelente 3º período!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Receitas de bolos e doces de Páscoa - Alcains

Sendo tradição, em Portugal e na nossa terra também, fazer por altura da Páscoa alguns bolos miúdos (os "doces") e os bolos de Páscoa, aqui deixo às mães (e pais!) as receitas típicas de Alcains e Escalos de Cima. São todas excelentes. Podem experimentar e deliciar-se. Boa Páscoa!